Parceiros:
   

GM do Brasil comemora 10 anos do anúncio de sua fábrica em Gravataí

Exatamente há 10 anos a General Motors do Brasil anunciou a cidade de Gravataí, como o local de sua terceira fábrica produtora de veículos no País, que se juntou às duas primeiras unidades, localizadas em São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo. A GM completou 82 anos de atividades no Brasil no último dia 26 de janeiro. Hoje, o CIAG, que recebe homenagens da Prefeitura de Gravataí e da Assembléia Legislativa do RS, já se aproxima rapidamente da expressiva marca do primeiro milhão de veículos produzidos, considerando o Celta, seu primeiro modelo, que começou a ser fabricado em julho de 2000 e, mais recentemente, o Prisma, cuja produção foi iniciada no segundo semestre de 2006.
“A fábrica de Gravataí é uma referência tecnológica internacional, com excelente produtividade e agora também com flexibilidade, pois já produzimos dois modelos nesta unidade”, destaca Ray Young, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, assinala que, passados 10 anos daquele momento histórico do anúncio de Gravataí, em 17 de março de 1997, “podemos afirmar, com tranqüilidade, que foi realmente uma decisão acertadíssima da empresa e, hoje, o Complexo de Gravataí representa uma fatia expressiva da nossa produção total no País”.
Além de cerca de 800 mil unidades produzidas do Celta, a GM de Gravataí já comemora a produção da unidade número 20 mil do Prisma. A fábrica da GM é responsável atualmente por cinco mil empregos, considerando os diretos, sistemistas e terceirizados. Vale ressaltar que o Ciag absorveu investimentos totais de US$ 600 milhões, incluindo os sistemistas.

 Homenagens
A GM do Brasil está sendo homenageada desde o dia 13 de março, no RS. Com a presença do prefeito de Gravataí, Sérgio Stazinski, foi promovida uma cerimônia no Cine-Teatro Municipal. Na Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre, ocorreu uma sessão especial de Grande Expediente, presidida pelo deputado Frederico Antunes. A proposta desta homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Daniel Bordignon.
Nos dois atos, a empresa foi representada por José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais, e Roberto Tinoco, diretor Geral do Complexo de Gravataí.

 Cronologia

1995 - Surge a idéia do projeto do Celta a partir da conversa a bordo, em um vôo São Paulo/Brasília, entre o chairman da época da GM, Jack Smith, e o alto comando da General Motors do Brasil. O objetivo era construir um carro pequeno, popular e moderno, com preço competitivo. O projeto foi batizado internamente na GM como "blue macaw" (arara azul).

02/12/1996 - O alto comando da GM do Brasil comunica ao então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, a decisão de fazer o investimento no Rio Grande do Sul, que tinha como governador na época Antonio Britto.

17/03/1997 – Em solenidade no Palácio Piratini, é anunciado o município de Gravataí, para sediar o Complexo da GM.

Junho de 2000 - Anuncio do nome do carro que seria produzido em Gravataí: Chevrolet Celta.

20/07/2000 - Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso.

02/09/2000 - Lançamento do Celta de duas portas, hatchback, com motor 1.0 litro e potência de 60 cv.

29/10/2001 - Produzido o Celta 100.000 e o modelo foi o hatchback de 2 portas mais vendido do mercado brasileiro.

24/11/2001 - O Celta ganha o Prêmio Imprensa Automotiva, da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), na categoria 'Carro Popular'.

05/07/2002 - O Celta 1.0 ganha versão de quatro portas e o novo motor "VHC" (Very High Compression), com potência de 70 cavalos.

18/10/2002 - Produzido o Celta 200.000.

13/08/2003-Lançado Celta de 2 e 4 portas c/ motor 1.4 de 85 cv.

17/09/2003 - Produzido o Celta 300.000.

15/12/2003 - O Celta ganha pela segunda vez o Prêmio Imprensa Automotiva da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), na categoria 'Carro Popular'.

05/02/2004 - O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, anuncia a decisão de investimentos de US$ 240 milhões para a expansão do Complexo de Gravataí.

14/06/2004 - Produzido o Celta 400.000.

10/05/2005 - Lançamento do Celta Off-Road. O "kit" de acessórios para transformação do carro em "Off-Road" é vendido na Rede de Concessionárias Chevrolet e pode equipar qualquer versão do Celta.

20/05/2005 - GM comemora produção do Celta 500.000.

30/06/2005 – Lançado o Celta 1.0 “Flexpower” com motor “VHC”.

30/11/2005 – O Celta foi eleito o “Melhor Carro Popular” do país pelo júri da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (ABIAUTO), composto por 83 jornalistas dos principais veículos de comunicação do Brasil.

1º/12/2005 – GM comemora produção do Celta 600.000.

1°/09/2006 – GM comemora produção do Celta 700.000.

Outubro de 2006 – É lançado o Prisma 1.4 Econo.Flex, sedã não-popular, segundo modelo a ser produzido em Gravataí, que se transformou de imediato em novo sucesso no mercado brasileiro.

Desenvolvimento:
eplace.com.br
© CIAG - Todos os direitos reservados